Vr.Ironic

domingo, 28 de dezembro de 2014

Família S/A.

Família S/A.

Encarando a realidade de uma seleção de emprego ou os desafios de ser reconhecido em uma grande empresa, pensei: a maior empresa em que se pode trabalhar é a família!

Bem como em uma seleção, você é escolhido, não pelo seu currículo ou habilidades profissionais, mas pelo dedo de Deus! Ele indica a família a qual vai pertencer, pois já nos conhece ainda na barriga e sabe exatamente quais as habilidades iremos ter!

Daí ao conhecer a empresa que irá trabalhar você descobre seus novos colegas de trabalho, seus superiores e suas funções... Na família você conhece seus irmãos, pais e com o tempo os agregados, primos e amigos que se tornam parceiros, como se fossem da família.

Em ambas as “empresas” o desafio é desempenhar bem sua função, suas tarefas e obrigações. Disputar os melhores prêmios, os elogios, atingir metas e nunca ser esquecido em caso de confraternizações.

Porém a rotina nos suga forças e energia que esgotam sem percebermos. Aos poucos mudamos nosso humor, deixamos o estresse falar mais alto e até em situações bobas somos rudes ou intolerantes.

O cara ao lado que você não gosta e é obrigado a conviver. Pessoas que pensam diferente e se comportam contrariando tudo que você entende como correto!

O que fazer para conviver assim?
Dividir o espaço comum com alguém que se parece conosco e gosta do que gostamos é tão fácil. Horrível é quando alguém precisa ser mais rígido ou tomar atitudes que podem parecer duras, mas necessárias para o bom convívio!

Outras vezes é preciso calar-se para não criar um clima de briga ou desordem... E como é difícil calar! Como é difícil discordar das opiniões alheias quando se pede ou não a mesma! Como dói aceitar os defeitos do outro e fingir que está tudo bem, vai tudo certo! Como dói então saber que essa aceitação pode ser apenas pela necessidade de sua presença. Pela ajuda que você representa, mesmo quando você não é bem vindo!

Como é sacrificante ouvir e obedecer aos superiores, por achar que você pode fazer melhor... Mas apenas obedece.

Por outro lado, você encontra pessoas que se identificam e partilham do mesmo pão, almoço, café e sobremesa... Muitas vezes o trabalho aproxima tanto que surgem irmãos por escolha... Os amigos que escolhemos pra ter por perto. Diferentemente dos irmãos daquela empresa que os foram dados e você amará por obrigação ou porque em algum lugar está escrito que assim deve ser.
Pessoas tão diferentes de você. Que estarão com você durante uma carreira inteira. Pessoas que te promoverão a tio, tia, mãe ou pai. Que te darão títulos pra o resto da vida, e você não terá muitas escolhas a não ser, apenas  SER...

Essa é a maior empresa de todas, onde ser o melhor não basta! Ser o melhor filho, o melhor irmão, o melhor tio, tia, neta, cunhada, cunhado, ser da família não é uma escolha sua... Permanecer também não... Pois essa é a única empresa a qual não se pode pedir demissão...

Aprender a conviver e desempenhar as tarefas de forma coletiva em prol de uma meta em comum é o que toda família faz... Dia a dia!



Nenhum comentário:

Postar um comentário