Ensaiando Textos

domingo, 24 de julho de 2011

#v e r g o n h a

V e r g o n h a





s.f. Sentimento penoso por se ter cometido alguma falta ou pelo temor da desonra: corar de vergonha. Humilhação,desonra: perder assim é uma vergonha. (Sin.: infâmia, opróbrio, vexame.)





O sentimento não é simples, é composto por outros mais. Complexo por origem, mas defini-lo nunca pareceu ser tão duro!
Nenhum ditado popular ou piada aliviaria a dor, que trouxe junto, a situação tão embaraçosa, constrangedora, até posso dizer, arriscada!
Expor-se ao ridículo, não perceber onde estava errando, ou o que poderia acontecer em seguida, ignorando totalmente o ambiente ou olhos alheios os quais se permitia observar.
Dor? Por quê? Pelo quê? ... Pelo que veio depois, pelo possível julgamento, ou má impressão escondidos entre as risadas. Sim, claro! Não os subestime, ou até cometa a sensatez de levar na esportiva se assim parecer.

Por outro lado, guarde para sempre a sensação enorme de pequenez, a inigualável vontade de se tele transportar, o desejo único e intenso de ser por alguns instantes uma avestruz... -Cômico se não fosse vergonhoso!


“Desculpas são desnecessárias!” – Mas se aceitá-las, e guardar algo digno junto a lamentável lembrança, conseguirá olhar outra vez nos olhos verdes da anfitriã de sorriso fácil e humor leve.

 
[...]

... Foi mais ou menos isso que o espelho me falou!



Um comentário: